Sobre a Secagem da Madeira

A secagem é a etapa mais básica nas operações da transformação da madeira, isso acontece porque a madeira verde tem muita água acumulada, então o importante é reduzir o teor da umidade que varia conforme o uso final do produto. Este processo deve ser bem controlado para não comprometer a peça, tanto na parte estrutural quanto visual.
Os objetivos da secagem são: inibir os ataques de fungos, aumentar a resistência física e melhorar a trabalhabilidade. Cada espécie de madeira tem a sua determinada taxa de umidade, espessura, estrutura e tamanho, desta forma comporta-se de modo diferente durante a secagem. Assim como algumas espécies de madeira comportam bem em secagem ao ar livre; outras necessitam de controle mais rigoroso por meio de secagem em estufas. A secagem em estufa dá para ser verificados umidade, tempo e temperatura. 

Preparação da secagem


A secagem pode ser feita ao ar livre (natural) ou em estufas com ventilação adequada por meio de aquecimento (com umidade e temperatura controlada). Os tabiques ou separadores devem ter as dimensões idênticas e serem feitos para secagem em pilhas planas separados por cada camada permitindo a ventilação. A secagem ao ar deve ser realizada no ambiente externo, para permitir que o ar circule entre as peças e diminua sua umidade (tirando o máximo de água da madeira). A montagem da pilha de madeira deve ser preparada com os seguintes cuidados: isolar do solo, cobertura e alinhamento das peças para que tenha o melhor aproveitamento da secagem.
Em muitos casos, a secagem é um processo que exige muito cuidado e profissionalismo para ter o melhor resultado. Pois se não adequar pode provocar problemas, inclusive na perda do material e defeitos como: rachaduras, empenamentos (encurvamento e encanoamento), colapso e torcimentos (arqueamento). 

Vantagens do padrão – 08-12%


A 2D Madeiras do Brasil LTDA tem o know-how e sabe como manusear a estufa de forma efetiva, sendo que um dos diferenciais do FlexDeck® é manter as madeiras secas em estufa dentro do padrão adequado: 08%-12%. Com esta eficiência seguindo o padrão do tipo de corte, da qualidade da madeira, espessura e outras propriedades garante uma resistência e durabilidade maior. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.