Estabilidade da Madeira

A Estabilidade da madeira é o ponto crucial, que permite analisar a segurança do material durante certo tempo ou sua inalterabilidade em determinado uso. É importante frisar que a madeira é um produto natural formado por fibras e células higroscópicas, que trabalham (contraem e se dilatam na largura, a medida que ganham ou perdem umidade. Principalmente na queda ou aumento da umidade relativa do ar em determinada temperatura. Neste contexto três aspectos podem ser apresentados: estabilidade mecânica, térmica e higrométrica.
Na produção do FlexDeck®️ e produtos de madeira, a lógica da dureza prevalece, inclusive nas escolhas das madeiras nobres. A experiência com a estabilidade da madeira no ambiente foi o real fator de manter as cinco essências principais: Champagne (Quartzo), Ipê (Ônix), Garapa (Âmbar), Itaúba (Ágata) e Jatobá (Jaspe). 

Estabilidade Mecânica

A madeira por sua vez será estável mecanicamente se resistir aos fatores naturais e mecânicos, de forma durável, submetida em sua vida útil. Isso representa a importância das propriedades da madeira e seu uso adequado, quanto mais dura a madeira, mais estável será a estabilidade mecânica. 

Estabilidade Térmica

O conhecimento da estabilidade térmica é um fator importante para a qualidade do uso, seria a capacidade de absorver e emitir calor. Esta matéria-prima é considerada um material estável, uma vez que o seu coeficiente de dilatação é baixo, comparado ao do aço. 

Estabilidade Higrométrica

A parte da secagem da madeira resume a estabilidade. A porcentagem de água é elevada na madeira, neste caso a umidade tende sempre a diminuir até certo limite, quando se estabelece o equilíbrio entre a existente na madeira, e o grau higrométrico ambiente. A análise da estabilidade higrométrica deve ser ponderada por meio de aumento de volume e contração ocasionada pela absorção de umidade. Quanto maior o índice de contração apontado por certa espécie, menor será sua estabilidade higrométrica.

Portanto, a estabilidade é uma propriedade e característica que influencia na facilidade de impregnação e retenção das substâncias preservativas, assim como na resistência da madeira aos organismos xilófagos (fungos e insetos). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.