5 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Instalar seu Deck

Ao instalar o deck de madeira é importante frisar que elegância, conforto e lazer são soluções imprescindíveis para valorizar os espaços externos e internos do seu lar. Apresentaremos as 5 coisas que você precisa ter em mente antes de instalar seu deck:

1 – Quais os tipos de madeira para utilizar no deck?

Compreender o melhor tipo de madeira para utilizar o deck é bem importante nesta etapa, pois no ambiente externo é necessário escolher réguas de madeira de alta resistência e que resista aos ataques de organismos xilófagos (como fungos e cupins). Outra razão para a opção de madeira de lei, que designa resistência e qualidade, é a exposição às intempéries climáticas.  A 2D madeiras do Brasil fabrica decks de madeira e deck modular de madeira (FlexDeck®) com madeiras nobres: Ipê, Champagne, Garapeira e Jatobá. Já no ambiente interno, não há essa preocupação de intempéries. 

2 – Planejamento do ambiente e projetos – Deck de madeira: nivelamento – Deck modular de madeira (FlexDeck®): faça você mesmo

Para a construção do deck de madeira é essencial delimitar a área escolhida onde será instalado o piso de madeira. Caso haja algum desnível, a mão de obra será importante para manter o nivelamento. E em outros usos para revestimento, mensurar, cortar e modelar o deck de madeira. O FlexDeck® é uma solução mais simples e prática que envolve o conceito faça-você-mesmo, desde um projeto simples bem como um mais complexo. Antes de instalar o FlexDeck® é necessário ter um contrapiso nivelado e drenado. Para revestimento de madeira (instalação na parede e fachadas), na base plástica existe um pequeno sistema para fixação de parafuso. Este sistema evita à mostra de parafusos dando mais ênfase as réguas de madeira.

3 – Instalação e praticidade:

A instalação do deck de madeira exige mão de obra qualificada para garantir o nivelamento da superfície; é comum com o tamanho da área a dificuldade de encontrar placas de madeiras longas e curtas para a cobertura, por isso é necessário o planejamento e as medidas corretas para evitar contratempos. No deck modular de madeira (FlexDeck®) é mais prático. O FlexDeck® possui um sistema de encaixe feito de polipropileno puro (material resistente) que traz praticidade ao ambiente além de facilidade no momento da instalação. 

4 – Qualidade da madeira:

Muita atenção ao escolher decks de madeira, pois a qualidade é que impacta no resultado final do projeto. Verifique se a madeira é beneficiada e seca em estufa, para que diminua ou evite o empenamento das réguas que é um fenômeno natural.

5 – Manutenção:

A garantia da durabilidade do produto depende da limpeza periódica e a aplicação adequada de protetores de madeira. Por ser um produto natural, a madeira selecionada exposta ao clima (chuva, sol, calor, umidade, ar seco, frio) poderá apresentar alterações na aparência, como escurecimento e desgaste. Para a proteção adequada, é fundamental que o material receba um acabamento protetor como impregnantes, vernizes e esmaltes. A limpeza cotidiana também é fundamental para a retirada de poeira e folhas, o ideal é passar um pano seco, sem adição de produtos, ou se tiver um acúmulo de sujeira, um pano úmido com detergente neutro é uma boa pedida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.