MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL

Quando falamos de manejo florestal nos referimos a administração ideal de recursos dentro de um ecossistema onde o recurso da madeira será extraído, obtendo assim benefícios econômicos, sociais e acima de tudo ambientais, tudo isso apenas por respeitar um mecanismo sustentável no local. 

Aplicações de técnicas voltadas ao manejo florestal, são feitas com o intuito de reduzir ao máximo impactos causados pela exploração, garantindo uma produção florestal sustentável, planejando épocas de colheita e monitorando o crescimento florestal. O manejo desta maneira baseia-se sob princípios de distúrbios naturais ligados a uma dinâmica de mosaicos de florestas secundárias, assim as florestas manejadas crescem em paralelo às originais.

Ao criar um plano de manejo sustentável, os responsáveis pela colheita, consideram vários aspectos das florestas, entre eles seu ecossistema, praticas de regeneração, a biodiversidade e o crescimento em diâmetro da área. As Unidades de Manejo Florestal, adotam suas ações em geral seguindo os resultados de algumas investigações, onde coletam dados ecológicos e silvícolas, como ao realizar extrações de baixo impacto.

O objetivo do Manejo Florestal Sustentável, é preservar a floresta e seu ecossistema vivos. Para isso, tal técnica explora de forma não invasiva os recursos naturais, causando o menor impacto possível ao ambiente. Tal atividade, é feita por motivos ecológicos e econômicos, vide que a exploração inadequada pode resultar na extinção de um recurso natural que atualmente é renovável. Os principais motivos para o manejo florestal sustentável são:

 

Continuidade da produção: o manejo garante produção indefinida de madeira nas áreas florestais;

Rentabilidade: Principalmente pelo aumento da produtividade do trabalho e redução do desperdício, os benefícios econômicos gerados pela gestão superam os custos.

 

Proteção florestal: Em comparação com o desenvolvimento tradicional, através do manejo pode-se garantir a cobertura florestal, mantendo a diversidade das plantas originais e reduzindo o impacto ambiental sobre os animais;

 

Serviços ambientais: Florestas manejadas promovem o equilíbrio climático regional e global principalmente pela manutenção dos ciclos hidrológicos e da retenção de carbono.

BIOMASSA

A ENERGIA VERDE

Endereço e telefone
R. dos Cajueiros, 399 – Centro, Sinop – MT 78550366 (66)99605-9396

A 2D MADEIRAS DO BRASIL LTDA CNPJ:31.748.667/0001-09

@2021 2D Madeiras do Brasil | Todos os Direitos Reservado | Desenvolvido por

close

Inscreva-se em nossa newsletter!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.