Manejo Florestal Sustentável

Nossos antecessores utilizavam-se de madeiras para construção de tocas, cabanas para garantir abrigos. Vigas e pilares foram descobertos na pré-história. A madeira é uma matéria prima que faz parte da sobrevivência humana, desde o uso de ferramentas para caças à navegação. É bem difícil ir nos lugares, olhar ao redor e não ter objetos ou revestimento de madeiras. Esta introdução é importante para apontar o uso da madeira no decorrer da história e que esta matéria quando colhida de forma sustentável se torna um recurso renovável. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), “o Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativa, a utilização de múltipla espécies madeireiras, múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais”. Esta definição deixa bem claro que existe um grande desafio para implementar o projeto de manejo sustentável dos recursos, com objetivo de explorá-los de uma forma tão cuidadosamente planejada para que não afete a biodiversidade existente. 

O Manejo Florestal Sustentável prioriza a permanência da floresta “em pé”, já que essa existência garante a sobrevivência econômica da atividade florestal. A aplicação das técnicas de Manejo Florestal Sustentável tem a finalidade de reduzir os impactos da exploração e possibilitar a sustentabilidade da produção florestal através do controle e planejamento da colheita e do monitoramento do crescimento da floresta. É fundamental ter o conhecimento da equipe de engenharia ambiental que faz o estudo de levantamento das espécies de madeireiras que possibilite harmonizar os conceitos de fitossociologia (estudo das características, distribuição, relações, classificação de comunidades vegetais naturais). Tudo isso engloba as distribuições espacial e diamétricas das espécies. Os responsáveis pelo manejo devem respeitar o aspecto social da floresta e as práticas de regeneração, além de considerar a biodiversidade para que o manejo seja realizado com sucesso. 

O plano de manejo florestal, adota uma série de medidas relacionados a investigação silvicultural e ecológica como a extração de baixo impacto, levando em consideração o ciclo de corte com base no crescimento diamétrico e corte de cipós. O manejo florestal apresenta diversas vantagens que é importante observar:

É obrigatório por lei: Por isso a madeira dentro da prática do manejo florestal sustentável é de origem legal e o não cumprimento implica penalidades para as empresas. 
A proteção e conservação ambiental: Comparado a exploração tradicional, a cobertura florestal é assegurada pelo manejo, mantendo a diversidade vegetal original e dirimindo os impactos ambientais sobre a fauna e flora.
Serviços ambientais: as florestas manejadas favorecem um meio ambiente equilibrado, trazendo o equilíbrio do clima global e regional, principalmente pela retenção de carbono e manutenção do ciclo hidrológico.

Entretanto, uma visão mais técnica e pragmática do manejo se embasa nos princípios de distúrbios naturais, que são relacionados à dinâmica de mosaicos de floresta secundárias. Sempre lembrando que as florestas manejadas devem seguir o ciclo de regeneração, seguindo uma evolução semelhante às florestas originais. Por fim, um sistema de manejo apresenta diversas atividades inter-relacionadas, que envolve os processos de colheitas de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros. Convém apresentar nos próximos blogs, a importância da técnica silviculturais que é um tratamento na qual visa à conservação da base de recursos florestais que possibilitam sustentação ecológica, econômica e social.

Fontes: 

Mata Nativa, O que é Manejo Florestal Sustentável. Acesso: <https://www.matanativa.com.br/blog/manejo-florestal-sustentavel/#:~:text=Manejo%20Florestal%20Sustent%C3%A1vel%20%C3%A9%20a,madeireiras%2C%20de%20m%C3%BAltiplos%20produtos%20e>

Ministério do Meio Ambiente, Manejo Florestal Sustentável. Acesso: <https://www.mma.gov.br/florestas/manejo-florestal-sustent%C3%A1vel.html>

https://g1.globo.com/ap/amapa/natureza/amazonia/noticia/2020/02/13/apos-encontro-da-maior-arvore-da-amazonia-nova-expedicao-vai-mapear-mais-especies-gigantes.ghtml

2 thoughts on “Manejo Florestal Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.