Como instalar o seu deck modular nos pisos

Como instalar o seu deck modular nos pisos

deck madeira - flexdeck - deck modular

A instalação de decks de madeira convencionais envolve uma série de procedimentos complexos, o que demanda profissionais aptos à construção e a manipulação de matéria prima de qualidade.

Você já ouviu falar da facilidade para instalar um deck modular nos pisos? O FlexDeck®, traz um processo mais simples para a instalação, saiba mais sobre o que é o FlexDeck® aqui.

Assim como o nome já diz, o deck modular FlexDeck® é dividido por módulos. As peças podem ser encaixadas umas às outras através de um único CLICK, graças à tecnologia de sua base de polipropileno puro. Os módulos podem ser compostos por diversos tipos de madeira, que são da escolha do cliente durante a compra, bastando apenas optar pelas opções que se adequem melhor ao ambiente que receberá a instalação (sendo ele externo ou interno).


Ao abrir as caixas do produto, você já está a pouquíssimos passos para transformar seu ambiente em uma experiência singular. Antes disso há alguns cuidados que devem ser observados durante a preparação do ambiente onde você pretende aplicar o produto.

São necessárias precauções quanto ao nivelamento e a drenagem do piso, pois este deve ter um pequeno caimento para que seja possível o escoamento de água. No caso do FlexDeck® ser instalado sobre uma estrutura de madeira elevada, é necessário que seja preparado um vigamento adequado ao modelo selecionado.


Quando o local que receberá a aplicação do FlexDeck® estiver pronto, será iniciada a instalação, é importante que seja verificado o alinhamento das réguas durante o posicionamento correto dos encaixes nas bases do produto. Estas bases serão responsáveis pela fixação de toda a grade modular. Se no momento que você escutar um click, conseguir verificar se a base está bem encaixada, basta seguir para o próximo módulo.

No caso de encaixar um módulo e precisar de mudar de design, mantenha a calma, pois para remover o encaixe basta levantar o módulo com cuidado de baixo para cima até que ele desencaixe. 

Ao responder uma questão comum como o desencaixe dos módulos, decidimos destacar algumas dúvidas e respostas levantadas a respeito do produto.

É possível instalar o FlexDeck® em paredes ou em fachadas?

Essa pergunta pode facilmente ser respondida com um SIM, pois o FlexDeck® é desenvolvido para se adequar a ambos os tipos de aplicação, na composição do design de suas bases de polipropileno, há um local específico onde podem ser inseridos parafusos, de forma que fiquem ocultos quando encaixados à parede.

Como instalar o seu deck modular nos pisos

O FlexDeck® pode ter seu tamanho reajustado?

O FlexDeck® sai de fábrica com duas opções de tamanho bem específicas, a de 45 cm x 45 cm e a de 45 cm x 90 cm. É recomendada a aplicação das placas conforme o formato já estabelecido, mas a adaptação do FlexDeck® para projetos arquitetônicos é totalmente possível, pois assim como outros tipos de pisos, esta adaptação pode ser necessária. 

Ajustar os tamanhos dos módulos pode ser um procedimento bem simples, através da remoção dos parafusos que fixam as bases. Logo após isso, se vê necessário o reposicionamento de suas bases sobre a peça e o corte de reajuste. Para fazer esse tipo de adaptação é importante que se conheça o correto manuseio das ferramentas recomendadas.

sistema-de-fixacao-deck-de-madeira

Existem acabamentos específicos para o FlexDeck®?

O FlexDeck® possui acabamentos específicos, estes são rodapés vendidos separadamente (para melhor adequação dentro da área que você pode vir a cobrir), os rodapés possuem encaixes que cobrem perfeitamente as bases sobresselentes do FlexDeck®. Se você decidir optar pela criatividade, pode também utilizar pedras ornamentais ou cortar os encaixes de polipropileno puro para melhor acabamentos nas quinas.

deck madeira - flexdeck - acabamento de deck - deck modular

Quais são os cuidados necessários para aumentar a durabilidade do FlexDeck®?

Além do FlexDeck® ser composto apenas por madeiras nobres, todas passam por uma secagem prévia, aumentando sua resistência contra organismos xilófagos como os cupins, as brocas e os fungos.

Além disso há uma série de cuidados pertinentes para aumentar em anos a durabilidade do seu FlexDeck®, podemos citar antes de comentar sobre os cuidados, os tipos de madeira para ambiente interno e externo, que por características da matéria prima tem as melhores aplicações. Para ambiente interno é possível escolher qualquer tipo de madeira no catálogo da empresa como: Ipê, Champagne, Garapeira, Itaúba, Jatobá. Já que o produto não será exposto ao clima intenso, as madeiras que tem excelente aplicação no ambiente externo, não encontrará barreiras para a sua aplicação no interior. 

Já na aplicação do ambiente externo, aconselhamos que sejam aplicadas as peças com as madeiras: Ipê, Champagne e Itaúba. O motivo destas espécies estão relacionadas às suas características de resistência e durabilidade durante anos, mesmo em climas adversos. Um bom exemplo dessa durabilidade é a inserção do FlexDeck® nos EUA, no Oriente Médio e na Europa, onde existem diferenças climáticas na qual houve uma boa aceitação do FlexDeck®.

Sobre melhorar a durabilidade da madeira, é possível aplicar tanto impregnantes quanto vernizes sobre o FlexDeck®, lembrando que a recomendação da empresa é a utilização do Bona Decking Oil, que inclusive é aplicado sobre o produto diretamente de fábrica. Leia mais sobre o que passar no seu deck de madeiras clicando aqui.

bona-acabamentos-oleos-decking-oil

Para tratar seu piso, painéis ou paredes revestidos com o FlexDeck®, é necessário tomar os mesmos cuidados tanto em ambiente interno quanto externo. Use vernizes ou impregnantes com a base d’água para garantir a proteção e a boa aparência do seu FlexDeck®. 

Lembre-se também de evitar certas ações, como: encerar seu FlexDeck®, passar produtos de limpeza que detém resíduos ou deixam películas sobre a madeira. Não utilizar sabonetes ou óleos que tem como base a amônia e não limpar o FlexDeck® com panos excessivamente molhados, pois a ação da água em excesso tende a inchar a madeira. Por isso recomendamos o kit limpeza da Bona. Por fim, evitar passar no revestimento modular palha de aço ou esponjas de louça, optando se possível por limpadores de madeira profissionais para limpar ocasionais manchas de sapatos ou arranhões.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Declare seu amor pela 2D Madeiras do Brasil®, compartilhe este post!

Comentários

5 comentários em “Como instalar o seu deck modular nos pisos”

  1. Hello I am so delighted I found your blog page, I really found you by accident, while
    I was researching on Bing for something else,
    Regardless I am here now and would just like to say kudos for a incredible post and
    a all round entertaining blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to go through it all at the minute but I
    have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more,
    Please do keep up the great work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *