Parklet: Recém-chegado no Brasil com clique especial de FlexDeck®️

O FlexDeck®️ por ser um revestimento modular, se adequa em diversos projetos arquitetônicos. A ideia central é ir além da transformação de ambientes e facilitar a aplicação da madeira natural, criando de tal forma uma conexão com a natureza. 

Parklet e a sua origem

O Parklet ou mini-praças começaram no Brasil há três anos, surgindo com a proposta de ser uma estrutura temporária para chamar a atenção. Entretanto a situação tomou outro rumo, pois quando trazido à um espaço de lazer bem consolidado tornou os ambientes mais amigável e saudáveis. Não seguindo apenas a proposta fiel de estrutura temporária, o Parklet chegou para FICAR. Com o seu resultado positivo, humanizou e democratizou o uso da rua, proporcionando um espaço mais atrativo e convidativo. 

O conceito de Parklet surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, através do movimento de moradores em 2003 que criou o Parking Day. A ideia deste movimento era usar a vaga de um carro de uma maneira alternativa durante um dia, como forma de ter criatividade para discutir a existência de espaços dedicados a carros e de espaços que recepcionem pessoas. Na prática o conceito começou a ser desenvolvido por um escritório de arquitetura chamado Rebar, que utilizava a vaga de dois carros com a finalidade de instalar tipos de mobiliário urbano. Esta ideia foi replicada em Nova York, Chicago e Los Angeles.

A proposta durante a construção de um Parklet é a de reunir pessoas e transformar a área em um ponto de convívio permanente. As cidades brasileiras estão adotando aos poucos pelo conceito, porém por ser um espaço público os parklets devem ser regulamentados. Com o ambiente aconchegante e de boa aparência, que traz bem-estar para a população, outras cidades começaram a fazer os estudos para a implantação. Este processo será exemplificado pelo case a seguir onde o FlexDeck®, trouxe a desburocratização da aplicação da madeira e a tornou uma vantagem competitiva.

O case FlexDeck®️ na implementação do Parklet em Jataí-GO

Antes de consolidar o projeto de Parklet, é importante atentar em diversas etapas do mesmo, as quais envolvem atores como: gestão pública, patrocinador e os moradores do local. Todos são fundamentais na tomada de decisão neste processo para a instalação do Parklet.

Para inovação e criatividade não existem limites para quem deseja ter uma conexão mais próxima com a natureza. Basta inserir minimalismo e o que é natural nos projetos arquitetônicos para fazer toda diferença. Convém apontar o esforço e o estudo realizado na Câmara Municipal de Jataí na validação através da frase: “Áreas de convivência poderão ser instaladas em espaços contíguos às calçadas”. A 2D madeiras do Brasil® busca sempre trazer soluções inovadoras, demonstrando como é possível incluir de qualquer forma a naturalidade para o seu ambiente. 

A questão central do feito é criar ambientes amigáveis para ciclistas e pedestres. O argumento do projeto que foi aprovado pela câmara, regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público. O vereador Thiago Maggioni informou que: 

“Enquanto o carro passa a maior parte do dia estacionado, no mesmo período o espaço por ele ocupado pode ser utilizado por um grande número de pessoas e para mudar este paradigma, é preciso pensar em formas alternativas de uso do espaço público. A reflexão a respeito dos Parklets, começa na escala da própria rua, equilibrando a distribuição dos espaços e melhorando a convivência entre todos. A regulamentação da implantação de parklets busca humanizar e democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa, provocando assim uma reflexão sobre a cidade que queremos habitar”.

Após a aprovação no final de 2020, os responsáveis pesquisaram sobre o FlexDeck®️ e a sua praticidade na arquitetura. Com isso ajustou o FlexDeck®️ no projeto do Parklet em Jataí – GO, a estrutura foi formada e concluída com sucesso, encaixou de forma simples e precisa no local.

close

Inscreva-se em nossa newsletter!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.