As orientações deste material delimitam as condições básicas de uso para FlexDeck® instalados em solo firme, não expostos a elevadas cargas de vento ou peso, e não submetidos a transito de veículos.

Quando executados em grandes elevações, solos instáveis ou arenosos, instalações comerciais e industriais, será indispensável obedecer a projeto elaborado por profissionais habilitado.

O emissor deste guia não se responsabiliza tecnicamente pelo projeto, tampouco por perdas ou danos eventualmente causados por informações aqui contidas, que tem a finalidade de mera orientação preliminar.

Configurações FlexDeck®

Modelo 45x45cm com réguas paralelas de 45cm (comp.) e Modelo 45x90cm com réguas paralelas de 90cm (comp.) são aplicáveis sobre piso nivelado, ou sobre estruturas previamente planejadas sobre terra ou grama, e em FlexDeck® elevado.

Modelo 45×90 com réguas desencontradas 30cm e 60cm (comp.),são aplicáveis principalmente sobre piso nivelado.

Em caso de aplicação sobre terra ou grama, e em FlexDeck® elevado deve-se ter especial atenção com o posicionamento dos barrotes, conforme orientações a seguir.

FlexDeck® sobre piso nivelado

Em pisos rígidos e nivelados com caimento a montagem do FlexDeck® é simples e prática, basta encaixar os módulos continuamente através das bases de plásticas (polipropileno de alto impacto).

Detalhe dos encaixes.
Módulos FlexDeck® perfeitamente encaixados

FlexDeck® sobre terra ou grama

Em terrenos não pavimentados como terra e grama, o FlexDeck® deverá ser montado sobre uma estrutura nivelada de madeira, cujo barrotes devem ter altura entre 5 e 10cm.

Quando se tratar d modelo 45x45cm com réguas paralelas de 45cm (comp.), entre um modulo e outro devem haver barrotes montados no sentido perpendicular as tábuas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes FlexDeck® 45×45 com tábuas 45cm.

Quando se tratar de Modelo 45×90 com réguas paralelas de 90cm (comp.), deve haver um barrote centralizado em cada módulo, e entre um modulo e outro devem haver barrotes montados no sentido perpendicular as tábuas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes FlexDeck® 45×90 com tábuas 90.

Quando se tratar do modelo 45×90 com tábuas desencontradas deve haver dois barrotes intermediários centralizados sob a emenda da tábua, e entre um modulo e outro devem haver barrotes montados no sentido perpendicular as tábuas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes FlexDeck® 45×90 com tábuas desencontradas.

A largura dos barrotes deve ser 5cm ou maior, de modo a garantir que a base de cada módulo de FlexDeck® esteja com a extremidade apoiada ao menos 2,5cm sobre os barrotes.

As bases devem ser parafusadas (parafuso ?) nos barrotes através dos furos existentes.

FlexDeck® apoiado e parafusado sobre os barrotes.

No sentido longitudinal, a cada dois módulos deve ser enterrado um pilar com a finalidade de garantir que os barrotes permaneçam posicionados. Os pilares devem ser enterrados ao menos 30cm e parafusados ou pregados aos barrotes, e devem ser montados intercalados para uma melhor estabilidade.

Em seguida, basta encaixar o FlexDeck® continuamente através das bases de prolipropileno parafusando-as (parafuso ?) nos barrotes através dos furos existentes.

FlexDeck® sobre terra ou grama.

FlexDeck® elevado

Em terrenos desnivelados ou em piscinas e spas acima do nível do piso, o FlexDeck® deverá ser montado sobre uma estrutura nivelada de madeira, composta por pilares de sustentação, vigas e barrotes. Quando aplicável, recomenda-se também o uso de guarda corpo.

Os Pilares devem ser no mínimo 10x10cm para FlexDeck® com até 1m de altura, e ser enterrado 60cm, intercalados para uma melhor estabilidade da estrutura. O fundo do buraco deve ser bem compactado e sempre que necessário deve-se fazer uma sapata de concreto.

As vigas devem ser de no mínimo 5x10cm montadas a cada 2 módulos no sentido paralelo as tábuas do FlexDeck®, o centro da viga deve estar alinhado ao centro do encaixe entre os módulos.

Configuração das vigas.

Quando se tratar de FlexDeck® 45×45 com tábuas de 45cm, entre um modulo e outro devem haver barrotes montados no sentido perpendicular as tábuas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes FlexDeck® 45×45 com tábuas 45.

Quando se tratar de FlexDeck® 45×90 com tábuas de 90cm, deve haver um barrote centralizado em cada módulo, e entre um modulo e outro devem haver barrotes montados no sentido perpendicular as tábuas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes FlexDeck® 45×90 com tábuas 90.

Quando se tratar de FlexDeck® 45×90 com tábuas desencontradas deve haver dois barrotes intermediários centralizados sob a emenda da tábua, e entre um modulo e outro devem haver barrotes montados no sentido perpendicular as tábuas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes FlexDeck® 45×90 com tábuas desencontradas.

A largura dos barrotes deve ser 5cm ou maior, de modo a garantir que a base de cada módulo de FlexDeck® esteja com a extremidade apoiada ao menos 2,5cm sobre os barrotes.

Em seguida, basta encaixar o FlexDeck® continuamente através das bases de prolipropileno parafusando-as (parafuso ?) nos barrotes através dos furos existentes.

FlexDeck® Elevado.

Para montagem de FlexDeck® elevado sobre piso de concreto, onde não for possível enterrar os pilares, a estrutura deve ser travada de modo a evitar possíveis deslocamentos e torções.

Impregnação no Final da Instalação do FlexDeck®

Primeiro entenda a diferença entre Verniz x impregnante

Verniz

Vernizes são os tipos mais comuns para a madeira e existem várias opções no mercado. Sendo que o verniz marítimo é frequentemente usado pela indústria náutica que conversa muito bem o aspecto natural da madeira. O verniz fecha os poros da madeira e cria uma película protetora sobre ela, essa seria diferença com relação ao impregnante.

Portanto pode-se até usar portanto não recomendamos devido a vida útil e maior gasto com manutenção.

Impregnante

Conhecido como stain, o impregnante dá mais vida longa, pois a função do stain é penetrar na madeira deixando os poros abertos, nutrindo as fibras. Cria uma película muito fina sobre a madeira, dando um aspecto natural a ponto de sentir os altos relevos, com a substância do impregnante evita bolhas e rachaduras.

Conhecido como Óleo Deck: a função é penetrar na madeira contarão com uma proteção de longa duração contra chuva, frio e sol. Potencializa enormemente a sua capacidade de proteção. O seu Deck sofrerá menos fissuras, terá uma maior proteção contra a descoloração provocada pelos raios UV e será mais difícil que a água penetre na madeira. Ainda conta com uma maneira de aplicação extremamente fácil e que está pronto num dia.

Sobre os produtos tanto stain quanto óleo, recomendamos em função:

  • Proteção de longa duração
  • Protege a madeira da descoloração provocada pelos raios UV
  • Previne as fissuras
  • Rendimento elevado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.