MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL

A origem deste ciclo é o Manejo Florestal Sustentável. Segundo o Ministério do Meio Ambiente: “Manejo Florestal Sustentável é a administração da florestal para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo”. Quando falamos de manejo florestal estamos referindo sobre a extração de forma consciente e de uma colheita seletiva de baixo impacto ambiental, proporcional à taxa de regeneração florestal.

A 2D madeiras do Brasil®️ tem equipe e equipamentos próprios que seguem as etapas operacionais do Manejo Florestal Sustentável considerando as exigências legais e as melhores técnicas de manejo. A utilização dos recursos da floresta de forma organizada e planejada por meio de supressão arbórea assegura a manutenção do bioma natural.

Vantagens do Manejo Florestal Sustentável

Controle de Erosão

Aumento da matéria orgânica do solo

Diversificação na produção

Proteção de fontes e bacias hidrográficas

Redução de temperaturas extremas do solo e ar

Aplicação de tratamentos silviculturais

Espaços de preservação que garanta um modo de produção com respeito ao meio ambiente geram renda e emprego, com a finalidade de movimentar a economia local. No plano de manejo todas as espécies de árvores são identificadas e tem que ser aprovado por órgãos ambientais que seguem os princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Na prática, o manejo evita o desmatamento e dirime o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, já que as árvores absorvem dióxido de carbono pela fotossíntese. Quando uma árvore morre, ela libera todo o CO2 de volta para a atmosfera, por isso a importância de respeitar o ciclo de vida das árvores. A supressão deve ser feita nas árvores mais maduras e inclusas no plano de manejo para fins comerciais, sendo que a atividade deve ser licenciada e regulamentada pelos órgãos principais.  Esta atividade é fundamental no processo produtivo pensando na sustentabilidade para que se mantenha a floresta em pé e a sua restauração natural. 
Após a supressão arbórea, a madeira beneficiada fixa de 20% a 30% de carbono evitando assim a emissão de CO2 na atmosfera. Esta parte contempla a segunda etapa do ciclo de vida verde 2D “Soluções em madeiras” na qual o sistema de armazenamento de carbono incluído na própria madeira contribui para o desenvolvimento sustentável e redução dos impactos ambientais.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.