Recomendações para a Instalação do FlexDeck®

Leia com atenção.

O autor esclarece, por considerar algumas variáveis importantes em instalações de Decks nas suas mais diversas aplicações, em ambientes residenciais, comerciais e industriais, que as recomendações aqui mencionadas, especialmente em construções de estruturas elevadas, não substituem quaisquer outras orientações técnicas realizadas por profissionais habilitados, evitando-se eventuais prejuízos causados por falta de informações, erros de cálculo, ou mesmo uso de produtos inadequados na preservação da madeira.

Configurações do FlexDeck®

O modelo 45×45 cm com réguas paralelas de 45 cm (comp.) e o modelo 45x90cm com réguas paralelas de 90cm (comp.) são aplicáveis sobre piso regular com leve inclinação, ou sobre estruturas previamente planejadas sobre a terra ou grama e FlexDeck® elevado.

Modelo 45x45cm

Modelo 45x90cm

O modelo 45x90cm com réguas desencontradas (paginação transpassada) de 30cm e 60cm (comp.), são aplicáveis principalmente sobre o piso regular com leve inclinação.

Em caso de aplicação sobre terra ou grama e FlexDeck® elevado deve-se ter especial atenção com o posicionamento dos barrotes, conforme orientações a seguir.

Modelo 45x90cm – Réguas Desencontradas

FlexDeck® sobre o piso nivelado

Em pisos planos e nivelados com caimentos (leve inclinação) a montagem do FlexDeck® é simples e prático, basta encaixar as placas continuamente através das bases de plásticas (feitas de polipropileno de alto impacto).
Detalhe dos encaixes.

Placas do FlexDeck® perfeitamente encaixados.

FlexDeck® sobre a terra ou grama

Em terrenos não pavimentados como a terra e grama, o FlexDeck® deverá ser montado sobre uma estrutura nivelada de madeira, cujos barrotes devem ter altura entre 5 e 10 cm.

Quando se tratar do modelo 45×45 cm com réguas paralelas de 45 cm (comp.), entre uma placa e outra é necessário ter os barrotes montados no sentido perpendicular às réguas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes no modelo 45x45cm com réguas de 45cm.
Quando se tratar do modelo 45×90 cm com réguas paralelas de 90 cm (comp.), é importante a presença de um barrote centralizado em cada placa, e entre uma placa e outra é necessário ter barrotes montados no sentido perpendicular às réguas do FlexDeck®.
Configuração dos barrotes no modelo 45×90 cm com réguas de 90cm
Quando se tratar do modelo 45×90 cm com réguas desencontradas deve haver dois barrotes intermediários centralizados sob a emenda da régua, e entre uma placa e outra é necessário ter os barrotes montados no sentido perpendicular às réguas do FlexDeck®.
Configuração dos barrotes no modelo 45x90cm com réguas desencontradas.
A largura dos barrotes deve ser 5 cm ou maior, de modo a garantir que a base de cada placa do FlexDeck® esteja com a extremidade apoiada ao menos 2,5 cm sobre os barrotes.

As bases devem ser parafusadas nos barrotes através dos furos existentes.

FlexDeck® elevado

Em terrenos desnivelados ou em piscinas e spas acima do nível do piso, o FlexDeck® deverá ser montado sobre uma estrutura nivelada de madeira, composta por pilares de sustentação, vigas e barrotes. Quando aplicável, recomenda-se também o uso de guarda-corpo.

Os pilares devem ser no mínimo 10×10 cm para o FlexDeck® com até 1 m de altura, e ser enterrado 60 cm, intercalados para uma melhor estabilidade da estrutura. O fundo do buraco deve ser bem compactado e sempre que necessário deve-se fazer uma sapata de concreto.

As vigas devem ser de no mínimo 5×10 cm montadas a cada 2 placas no sentido paralelo as placas do FlexDeck®, o centro da viga deve estar alinhado ao centro do encaixe entre as placas.
Configuração das vigas.
Quando se tratar do FlexDeck® de 45×45 cm com placas de 45 cm, entre uma placa e outra deve haver barrotes montados no sentido perpendicular às réguas do FlexDeck®.
Configuração dos barrotes no modelo 45x45cm com réguas de 45cm.

Quando se tratar do modelo de 45x90cm com réguas de 90cm, deve haver um barrote centralizado em cada placa, e entre uma placa e outra ter os barrotes montados no sentido perpendicular às placas do FlexDeck®.

Configuração dos barrotes no modelo 45x90cm com réguas de 90cm.

Quando se tratar do modelo de 45×90 cm com réguas desencontradas deve haver dois barrotes intermediários centralizados sob a emenda das réguas, e entre uma placa e outra ter os barrotes montados no sentido perpendicular às placas do FlexDeck®.
Configuração dos barrotes no modelo 45×90 cm com réguas desencontradas
A largura dos barrotes deve ser 5 cm ou maior, de modo a garantir que a base de cada placa do FlexDeck® esteja com a extremidade apoiada ao menos 2,5 cm sobre os barrotes.
Em seguida, basta encaixar o FlexDeck® continuamente através das bases de polipropileno parafusando-as nos barrotes através dos furos existentes.
FlexDeck® Elevado.

Para montagem do FlexDeck® elevado sobre piso de concreto, onde não for possível enterrar os pilares, a estrutura deve ser travada de modo a evitar possíveis deslocamentos e torções.

SOBRE O USO DE PRODUTOS QUE EMBELEZAM E PROTEGEM A MADEIRA NOBRE DO FLEXDECK®

Após a instalação do seu FlexDeck®, se faz necessário a aplicação imediata de produtos que protegem e embelezam a madeira, o que contribui para um cuidado no aspecto desejável, preservando suas características por um bom tempo e dando maior durabilidade, particularmente tratando-se de ambientes externos, que são mais agressivos a qualquer tipo de material exposto.

Entenda as diferenças:

verniz

A aplicação do verniz não é apenas uma maneira de embelezar a madeira, mas também uma forma de conservar suas características , afinal o verniz traz uma série de proteções necessárias, por servir como uma base contra intempéries, bem como à incidência de agentes agressores.
A aplicação de verniz é relativamente simples, mas é preciso alguns procedimentos de remoção, para preparar antes de receber a nova camada.
Existem basicamente dois tipos de vernizes: o normal, que produz uma camada protetora, e o penetrante, que entra nas fibras da madeira preservando sua integridade e evitando seu envelhecimento precoce.

Stain

Conhecido popularmente como impregnante, esse produto preserva a longevidade da madeira em função do seu poder de penetração, deixando os poros abertos e nutrindo suas fibras.
O Stain, cria uma película muito fina sobre a superfície da madeira, proporcionando um aspecto natural preservando sua integridade e evitando seu envelhecimento precoce, a ponto de sentir os altos relevos, sendo mais fácil a sua reaplicação.

Há dois tipos de Stain, à base de solvente e à base de água, escolher o que melhor atenda  às necessidades.  

Óleo

O óleo de deck tem a mesma função do stain, bem como apresenta uma impregnação superior e proteção duradoura realçando os veios naturais da madeira além de proteger das intempéries.