Diferença da madeira macia x madeira dura

Madeiras Serradas de Ipê

Explicaremos a importância do uso da madeira de lei no FlexDeck®. A madeira é identificada como madeira macia e madeira dura. Partindo da premissa mais científica, a madeira de coníferas é classificada como plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta, mais conhecida como: Cipreste, Pinheiro, Eucalipto, Pinus. A madeira de árvores latifoliadas por sua vez, é apontada como madeira dura. Latifoliada é uma categoria de vegetação com folhas grandes e largas, localizadas frequentemente em regiões de climas quentes que possibilita a intensa transpiração. A vegetação apresenta as mesmas características presentes na floresta equatorial, tropical e na região quente e úmida no norte do país.

Através dessa introdução, é relevante saber a diferença entre a madeira macia e dura. Muitas pessoas acreditam que madeira é tudo igual, mas diferencia entre si, não apenas pela cor, mas por outras características. E o real motivo do uso da madeira nobre no FlexDeck® está na densidade e dureza da madeira. Analisando as características entre a madeira macia e dura, é fundamental saber qual madeira poderá trazer melhores resultados no projeto. 

Madeira Nobre (madeira dura)

Exemplo de madeira dura: Champagne

As madeiras nobres são densas e pesadas, pois apresentam propriedades de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (insetos e fungos), tudo isso devido ao mecanismo de defesa. A escolha desta madeira apresenta flexibilidade em diversas aplicações como: móveis resistentes, construção de casas, acessórios de luxos, estrutura de madeira na construção civil e outros. Desta forma, estas madeiras são cobiçadas no mercado interno e externo. Outro ponto positivo da madeira nobre é o aspecto estético, além de trabalhar bem e ser isento de odor.

Madeira Macia

Exemplo de madeira mole

A madeira macia é conhecida por apresentar menor resistência, portanto é mais propensa a ter ataques de insetos e fungos. Por este motivo, não usamos no FlexDeck®. A madeira macia pode ser usada em alguns casos para construção civil, produção de celulose, biomassa e entre outras aplicações.

A diferença entre madeira macia e dura é nítida neste blog. Toda a madeira é boa, só depende da finalidade que será utilizada. A grandeza da madeira está relacionada ao uso, e cada uma dela demonstra peculiaridade que define melhor a sua aplicação. Madeira é madeira, mas basta analisar a sua característica e a finalidade no uso. 

Fontes: Madeira Macia x Madeira Dura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.