Conheça a Madeira Brasileira

A 2D Madeiras do Brasil sempre teve como critério o uso da madeira de lei que é marcada por sua qualidade e resistência além disso, resiste ao ataque de insetos e umidade, durando até mais que as outras madeiras.
⠀⠀
São madeiras utilizadas em construção civil, naval, instrumentos musicais, confecção de móveis. Dependendo do grau da dureza (Teste de dureza Janka) ou trabalhabilidade cada espécies elencadas tem destinações adequadas, desta forma madeiras duras e pesadas enquadrarão em pisos, mesas, portas de segurança, móveis pesados. Uma outra curiosidade é que a nossa logomarca “Madeiras do Brasil”, é uma homenagem a essa grande biodiversidade vegetal que possuímos. Com este conhecimento prévio, desdobramos as espécies utilizadas no FlexDeck® : Ipê, Champagne, Garapeira, Jatobá e Itaúba.

®️

IPÊ

O ipê, conhecido cientificamente como: Tabebuia serratifolia, madeira resistente e durável, utilizada na construção de decks e varandas. Uma característica interessante é que o material se ajusta bem no ambiente externo, o ipê não retém calor, com esta afirmação é tranquilo andar descalço no piso até nos períodos mais quentes. Essencial para quem deseja fazer a instalação do FlexDeck® ao ar livre.


CHAMPAGNE

Outra madeira bem resistente e usada comumente na construção civil pesada como: pontes, estacas marítimas, cruzetas, postes. O nome científico é: Dipteryx odorara (Aublet). Assim como o Ipê, o cerne apresenta alta resistência aos organismos xilófagos (insetos). É indicado para ambiente externos e internos, esta madeira consegue unir resistência e durabilidade com a elegância nos seus aspectos visuais. Uma excelente escolha em elementos decorativos.


GARAPEIRA

Apuleia leiocarpa, a garapeira, é clara e resistente. Por ser usada na construção civil, essa madeira é muito resistente a empenamento e rachaduras. Assim como as outras madeiras, é importante fazer a manutenção de maneira correta. O acabamento da garapeira proporciona um ambiente elegante e descontraído ao mesmo tempo.

JATOBÁ

A madeira de jatobá, conhecida como: Hymenaea spp, consta mundialmente nas madeiras mais negociadas e valiosas do mundo, juntamente com o mogno e ipê. A cor marrom avermelhado traz elegância e beleza para qualquer ambiente. Muitos artesão e arquitetos valorizam este tipo de madeira na decoração, ao receber o tratamento adequado, mantém por muito tempo a cor original que é diferenciada. 


ITAÚBA

Mezilaurus itauba, a itaúba é excelente para acabamento rústico, de cor bem escura destaca-se pela sua durabilidade. É considerado um material com melhor durabilidade devido à resistência natural às intempéries, fungos e bichos. É comum a sua aplicação no ambiente externo, mas nada impede de fazer uma instalação mesclando com a espécie mais clara, fica incrível.



Fontes:

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Itauba_Radial_75.jpg

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Cumaru_Tangencial_75.jpg

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Jatoba_Tangencial_75.jpg

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Garapa_Tangencial_75.jpg

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Ipe_Tangencial_75.jpg

encurtador.com.br/chqzQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.