A Coloração da Madeira

PROPRIEDADES DA MADEIRA.

Existem propriedades na madeira que despertam os órgãos de sentido como cor, odor, textura e sabor, e a manutenção dessas propriedades agrega valor decorativo a madeira.

COR DA MADEIRA

O que determina a cor da madeira é a presença de substâncias corantes depositadas na sua composição. Essas substâncias podem ser resina, goma, taninos e alguns corantes ainda não estudados. Um exemplo de coloração de cerne por substância é o Ipê, nele existe a presença de Lapachol, uma substância que confere cor a madeira e inibe o crescimento de tumores malignos na planta.

DURABILIDADE X COR

Algumas das substâncias existentes nos agentes pigmentantes da madeira podem ser tóxicas e por esse motivo exercem a função de afastar insetos que se alimentam da madeira, ou seja, quanto mais escura a madeira maior a sua durabilidade em relação às pragas. Porém, isso não significa que madeiras mais claras não contenham essas substâncias, podem conter, embora com menor frequência. Alguns corantes quando estão presentes em alta concentração na madeira pode ser comercializados como tingidores de tecidos, couros entre outros. Ao adquirir produtos de origem florestal é de suma importância saber que, as intempéries podem alterar a vivacidade da cor, o que exige um cuidado constante, evitando o contato com metais, evitando a presença de microrganismos dentre outros.

FONTES:

http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasmoreschi/PROPRIEDADES%20DA%20MADEIRA.pdf

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Jatoba_Tangencial_75.jpg

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Cumaru_Tangencial_75.jpg

https://www.ipt.br/ipt/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras/consulta/img/Zoom_Ipe_Tangencial_75.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.